Autores do Nordeste

As páginas dos livros escritos no Nordeste contam muitas histórias de vida. No entanto, para dar asas a tamanha imaginação e criatividade, existem os poetas, contistas, historiadores e escritores.

Ao completar 20 anos de vida, muita vida, o site da X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco firmou uma parceria com o portal www.onordeste.com que vai permitir aos leitores conhecer as biografias destes escritores que marcaram a história literária de nossa região.

Jorge-Amado
BAHIA

Jorge Amado

No exercício do biografo, se coloca um obstáculo para o qual não há solução fácil. Enfrentá-lo, ignorá-lo ou deixá-lo suspenso são posições possíveis, adotadas quase que por intuição. O problema é ser fiel ao personagem real da qual se parte, de forma que a reconstrução se aproxime dele.

Mini-biografia
Tobias-Barreto
SERGIPE

Tobias Barreto

Tobias Barreto de Meneses nasceu na vila sergipana de Campos, a 7 de junho de 1839, sendo filho de Pedro Barreto de Meneses, escrivão de órfãos e ausentas da localidade. É o patrono da Cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras.

Mini-biografia
Lêdo-Ivo
ALAGOAS

Lêdo Ivo

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, decretou luto oficial de três dias pela morte do poeta e romancista alagoano Lêdo Ivo. O escritor morreu aos 88 anos, na madrugada de hoje (23/12/2012), de infarto, quando viajava pela Espanha.

Mini-biografia
João-Cabral-de-Melo-Neto
PERNAMBUCO

João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Melo Neto nasceu na cidade do Recife, a 9 de janeiro de 1920, filho de Luís Antônio Cabral de Melo e de Carmen Carneiro Leão Cabral de Melo. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 15 de agosto de 1968, tomou posse de sua cadeira em 6 de maio de 1969.

Mini-biografia
Augusto-dos-Anjos
PARAÍBA

Augusto dos Anjos

Augusto dos Anjos brilha No concerto universal Poeta cientificista De luz infinitesimal Cosmogônico-biológico Místico e transcendental...

Mini-biografia
Nísia-Floresta
RIO GRANDE DO NORTE

Nísia Floresta

1810 - No dia 12 de outubro, às nove horas da noite, nascia a primeira filha do casal Dionísio Gonçalves Pinto Lisboa, um advogado português, e Antônia Clara Freire, no sítio Floresta, em Papari, Rio Grande do Norte, de nome Dionísia Gonçalves Pinto. Anos mais tarde, tornar-se-ia conhecida como Nísia Floresta Brasileira Augusta.

Mini-biografia
Rachel-autora-do-nordeste
CEARÁ

Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz, professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga, nasceu em Fortaleza, CE, em 17 de novembro de 1910.

Mini-biografia
Da-Costa-e-Silva
PIAUÍ

Da Costa e Silva

Antônio Francisco da Costa e Silva nasceu em Amarante, no Piauí, em 29 de novembro de 1885. Formou-se pela Faculdade do Direito do Recife.

Mini-biografia
Ferreira-autor-do-nordeste
MARANHÃO

Ferreira Gullar

Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira (São Luís, Maranhão, 10 de setembro de 1930) é um poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro.

Mini-biografia