ASCENSO CAFÉ

Dia 02/10SEXTA-FEIRA
11h às 12h

Bate-papo de abertura X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Expositores, apoiadores patrocinadores e personalidades Brasileiras participam do momento de abertura da feira com o tema:
Por que ler? Literatura, resistência e transformação.

16h às 17h

Urbanicidades - como as cidades podem ser sustentáveis e inteligentes para acolher os cidadãos do século XXI.

O Deputado Federal e Ativista Ambiental Daniel Coelho fala sobre o tema e traz à tona a sustentabilidade como uma pauta contemporânea

17h às 18h

Documentário Nelson Barbalho

Um caruaruense que resgatou e difundiu a história de Caruaru e do agreste pernambucano, colecionando 52 livros publicados, no período de 1968 a 1993, havendo outros tantos ainda não editados.

Duração: 73 minutos

Participação especial: Wilson Freire (Diretor do filme)

Dia 03/10SÁBADO
10h às 11h

Lançamento de Livro Aluno da Rede Estadual | Jaboatão dos Guararapes “Tudo por você” (2a. Edição) – Mateus Melo Escola Henriqueta de Oliveira (Jaboatão dos Guararapes) Wagner Martins - “Versos da bela vida” - Gênero Poesia Escola Estadual Alzira da Fonseca Breuel (Jaboatão dos Guararapes)

17h às 18h

Por um noir brasileiro

O escritor paraense Edyr Auguso fala sobre Pssica, seu thriller sobre tráfico de mulheres, com o curador da Bienal Schneider Carpeggiani. Em seguida, sessão de autógrafos com o autor.

18h às 20h

Poesia na Música – PROGRAMAÇÃO Secult/FUNDARPE

Mesa de debate sobre Poesia e Música com a participação dos cantores e compositores Juliano Holanda e Adiel Luna com mediação de Wellington de Melo, Coordenador de literatura da Secult-PE.

Dia 04/10DOMINGO
10h às 11h

Lançamento livro | Estudante da Rede Estadual | Camaragibe Autor do Poema “As magias do meu barreiro” - Gustavo Messias de Amorim Barbosa – Prêmio 4a. Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” - Categoria Poema.

11h às 12h

Lançamento Livro | Professor da Rede Estadual | Casa Amarela | Recife Zanoni Carvalho da Silva – Professor de Matemática – Escola Caio Pereira, autor dos livros:

“Histórias, confissões e ficções do Caio”- 2003
“Métodos Numéricos” - 2010
Participa da Coletânea “Memórias de Água Fria” - 2011
“Raízes” - 2013
“Rabiscos e Literatices” - 2014

14h às 15h

Interpoética Convida
Dê enter e me conte uma história

Uma conversa sobre o panorama literário infanto-juvenil em Pernambuco, com Gerusa Leal, Iracema Rodrigues e Izabela Domingues.

15h às 16h

Mercado Editorial: crises, impasses e futuro

O editor João Scortecci fala do cenário do mercado editorial nos últimos 15 anos.

16h às 17h

Cultura e Negócios – como sua rede social pode desafiar a crise

Na conversa com a produtora cultural Dulce Reis e Márcia Lira, escritora e responsável pelo projeto Menos 1 na Estante, o público poderá conhecer estratégias de como tornar o seu serviço um case de sucesso, com ideias para o mercado criativo tendo como eixo a cultura e a gestão de projetos inovadores. Mediação do produtor cultural Danilo Carias.

17h às 19h

Eu tenho um blog, e você? - II Encontro de blogueiros literários de Pernambuco

A conversa é uma oportunidade para que o público blogger se encontre para tirar dúvidas, discutir sobre a cena literária na web e a cyber-militância nas redes sociais digitais. A ideia é fortalecer a cadeia do livro leitura e literatura com interface entre Economia Criativa e Redes de Cooperação entre jovens e produtores de conteúdo. Debatedores: Marcos Tavares (www.capaetitulo.com.br ) e Danni Barbosa (www.garotaselivros.com ).

19h às 20h

Moisés Neto

Fala sobre Abismos da Poeticidade em Jomar Muniz de Brito.

Dia 05/10SEGUNDA-FEIRA
10h às 11h

Lançamento de Livro | Professor da Rede Estadual - IGARASSU Profa. Cecília de Morais Dantas (Língua Portuguesa) – Escola Aderbal Jurema “O Manifesto dos Caranguejos” (2009) 1º Lugar no Prêmio Elita Ferreira, Prêmio Literário da Academia Pernambucana de Letras (APL), Categoria Literatura Infantil

15h às 16h

CONSTITUIÇÃO E A REFORMA POLÍTICA – 27 anos de Promulgação da Constituição

Exibição do filme Constituinte: 1987-1988, em seguida debate com Cleonildo Cruz (Historiador e Diretor do filme), Carlos Veras (Presidente da CUT/PE), Gleisa Campigotto (Secretaria Operativa da Constituinte) e André Régis (Cientista Político e Vereador do Recife).

16h às 17h

Mesa sobre Preservação do Patrimônio Histórico com a Homenageada Luzilá Ferreira Gonçalves.

A escritora conversa com o Promotor de Justiça André Felipe Barbosa de Menezes, o Secretário de Cultura, Marcelino Granja, e a Presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

A deputada federal Luciana Santos não estará mais presente devido a compromisso inevitável em Aracaju, referente ao partido, mas incentiva a ação da Bienal mesmo geograficamente à distância.

17h às 18h

O Pasolini da vigésima quinta hora

O escritor Fernando Monteiro relembra os 40 anos da morte de Pasolini e comenta a relevância da sua obra hoje.

18h às 19h

Jornalismo Literário

O jornalista Cássio Cavalcanti conversa com Eden Parreira sobre a cobertura literária feita pelo jornalismo especializado.

19h às 20h

Instantâneas da África

Um mergulho sobre a visita à ilha de Goreé, com o fotógrafo Diego Di Niglio e as diversas Áfricas espalhadas pelo mundo. Na mesa o convidado trará à tona sua visão sobre o cotidiano vivido no continente africano e a forma como ele se apresenta na formação de outras culturas, como no Nordeste brasileiro.

Dia 06/10TERÇA-FEIRA
10h às 13h

A reportagem é uma arma de combate

Minicurso ministrado pela jornalista e escritora Fabiana Moraes.

14h às 15h

Lançamento de Livro | Professor da Rede Estadual / Recife: “O rapto da Sapaenilda”, de Profa. Solange Regina Holanda Lasalvia – Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical.

15h às 16h

Entre Robôs e Livros – o desafio de compor uma metodologia de sucesso para atuar de forma transversal unindo tecnologia e educação

A especialista em tecnologia educacional Vancleide Jordão aborda os desafios da educação e da tecnologia como ações interdisciplinares.

16h às 17h

O Recife Assombrado – Do Roteiro para as Telas de Cinema

O roteirista Adriano Portela fala sobre o projeto Recife Assombrado e seu processo de roteirização.

17h às 18h

O making of de Contraditório

O produtor Helder Aragão, o DJ Dolores, conversa com o curador Schneider Carpeggiani sobre o processo de criação de um dos discos mais comentados da música pernambucana, Contraditório - DJ Dolores e Orchestra Santa Massa, seu potencial estético e a repercussão da música autoral como pauta da arte contemporânea nordestina, que teve Gilberto Freyre e Ascenso Ferreira como bases ideológicas. A fala faz parte da homenagem da Bieanal para Ascenso Ferreira

18h às 21h

Música no cinema: criação e análise

O produtor Helder Aragão, o DJ Dolores, ministra minicurso sobre o processo de criação de trilhas sonoras para o cinema, com a experiência de quem atua no setor em obras premiadas como o longa pernambucano Tatuagem do Diretor Hilton Lacerda.

Dia 07/10QUARTA-FEIRA
10h às 13h

A reportagem é uma arma de combate

pela jornalista e escritora Fabiana Moraes.

14h às 17h

Minicurso Música no cinema: criação e análise

pelo produtor Helder Aragão, o DJ Dolores.

17h às 18h

Debate com o Editor Nathanael Lima Jr.

Na análise de conjuntura, Nathanael fala sobre o panorama da produção literária dos anos 80 até os dias de hoje, destacando a contribuição das tecnologias para a literatura.

18h às 19h

Eu Conto: Crônicas - Contos e Poemas dos Alunos do Plenus

O professor Genivaldo Nascimento (UPE) apresenta com os alunos uma obra resultante do concurso literário que o Plenus Colégio e Curso de Petrolina-PE realizou. São 28 textos com poemas, contos e crônicas fruto da criatividade dos jovens

Dia 08/10QUINTA-FEIRA
10h às 13h

A reportagem é uma arma de combate

Ministrado pela jornalista Fabiana Moraes.

14h às 15h

Lançamento de Livro | Professora da Rede Estadual | Recife “Quando fala uma operária da Educação: Memorial da Professora Fátima Soares”- Autora Profa. Maria de Fátima Ribeiro Soares, da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical Obras: “Retratos da Vida”

15h às 16h

Literatura fantástica em Pernambuco

O escritor e professor André de Sena (UFPE) conversa com o público sobre a penetração do gênero fantástico no Estado.

16h às 17h

Pernambuco dos Blogs e da Criatividade

A curadora Geórgia Alves conversa com os idealizadores do Café Colombo e juntos traçam um panorama da cena literária pernambucana na web.

17h às 18h

Vandré – O homem que disse não

Quem foi Geraldo Vandré? Por que ele se tornou amado pelo público e odiado pelos militares na ditadura? São algumas das perguntas que o biógrafo Jorge Fernando Santos tenta responder nessa sua conversa com o público. Em seguida, ele autografará a obra.

18h às 19h

Interpoética Convida
Histórias inventadas me interessam

Os escritores Cícero Belmar e Sidney Rocha debatem sobre os processos de criação de suas obras, o raciocínio e o encantamento que lhes inspiram a escrita. Mediação: Marcelo Pereira. Em seguida, Sidney Rocha autografa seu mais novo romance, Fernanflor.

19h às 20h

Instantâneas da África - Do Goreé para Pernambuco – revisitando a história e o legado africano no Brasil

O fotógrafo Diego di Niglio fala da conexão entre os povos, a resistência dos quilombolas e as relações de pertencimento.

Dia 09/10SEXTA-FEIRA
10h às 11h

Lançamento de Livro Professora da Rede Estadual | Recife
Profa. Suely Dantas de Oliveira Moura – Especialista em Direitos Humanos da Gerência
Regional de Educação Recife Norte
Projeto Conviver com ECA na Escola – Juntos Fazemos a Diferença
Núcleo de Prevenção e Redução das Instabilidades Sociais nas Escolas - NUPRISE - com Suely Dantas de Oliveira Moura e Major Claudio dos Santos Silva
Projeto Conviver com ECA no SINASE 100 – Pré-Conceito: Construindo uma nova história;
Núcleo de Prevenção e Redução das Instabilidades Sociais nas Escolas (NUPRISE) – A Educação em direitos humanos mudando vidas em Pernambuco.
Obra: “Retratos da Vida” (2004)
E Prof. Marta Menezes
Livro “Educação Sexual e Pedofilia”
Gerência Regional de Educação

11h às 12h

Lançamento de Livro Professor da Rede Estadual | Recife Prof. Manoel Pereira da Silva – Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte Livro “Retalhos de Emoções – Poemas” Publicado pelo Cimento Poty

14h às 15h

A liberdade de expressão nos anos 70 em Pernambuco - Almir de Oliveira, Músico do Ave Sangria e José Mario Austregésilo – Jornalista

15h às 16h

O editor: relações entre o autor, a mídia e os leitores. Geórgia Alves e Thiago Pininga conversam com Karla Melo (Confraria do Vento)

16h às 17h

Interpoética Convida:
O poeta lê Clarice

Intervenção de Raimundo Moraes

17h às 18h

Interpoética Convida
A hora da estrela

Intervenção de Raimundo Moraes e Geórgia Alves.

18h às 19h

Espaço Expoidea - Painel Cidades Inteligentes e Humanas

As Cidades Inteligentes e Humanas são cidades com práticas que reforcem a sustentabilidade, aliada ao uso de tecnologias que promovam a solução dos maiores problemas urbanos através da capacidade empreendedora da população. Debatedores: Genésio Gomes (UPE), Cláudio Nascimento (Diretor de Inovação de Olinda e vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e José Bertotti – Coordenador Geral da Representação Regional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste (RENE – MCTI).

19h às 20h

A escrita, a leitura e a democratização da literatura

Palestra com o escritor pernambucano Sidney Nicéas

Dia 10/10SÁBADO
10h às 11h | 11h às 12h

Lançamento de Livro | Professor da Rede Estadual

Olinda/PE
Prof. Francisco Guerra de Holanda
Autor de diversos cordéis – Recital

Arcoverde/PE
Prof. Carlos Alberto de Assis Cavalcanti fala sobre O Livro Itinerário Poético

14h às 15h

Literatura e Resistência Cultural – bate-papo com Sidney Niceas, Carlos Enrique Sierra e o grupo Literáxia

15h às 16h

A escrita, a leitura e a democratização da literatura

Palestra com o escritor pernambucano Sidney Nicéas

16h às 17h

Interpoética Convida
Lançamento do livro COISAS: poemas etc., de Pedro Américo de Farias. Recital do autor com as poetas convidadas Adélia Coelho (Flô) e Renata Santana Com tradução em LIBRAS

Recital do autor com as poetas convidadas Adélia Coelho (Flô) e Renata Santana. A atração contará com a participação de intérprete de Libras.

17h às 18h

Literatura e novas cartografias: Alexandre Furtado conversa com Fabiano Calixto e Karla Melo

18h às 19h

Interpoética Convida

Vários ovários performance de Biaggio Pecorrelli – o poeta lança mão do seu mais recente livro para fazer um experimento sonoro no qual recita e dispara samples, interagindo com o público. (Censura 18 anos)

19h às 20h

Aletrar Freud - Edilene Silva, Moisés Neto e Carlos Santos Conversando sobre A Gaivota de Tchecov

20h às 21h

Interpoética convida: Samarone Lima recita seu novo livro A invenção do deserto.

Dia 11/10DOMINGO
9h às 12h

Minicurso: Ilustração e leitura de imagem com a ilustradora Rosinha (Rosângela Maria de Queiroz Bezerra) e ilustradora argentina Anabella López

O minicurso é voltado a professores, bibliotecários, mediadores de leitura, estudantes e público em geral.

14 às 17h

Minicurso: Ilustração e leitura de imagem com a ilustradora Rosinha (Rosângela Maria de Queiroz Bezerra) e ilustradora argentina Anabella López

O minicurso é voltado a professores, bibliotecários, mediadores de leitura, estudantes e público em geral.

17h às 18h

Interpoética Convida
Literatura na rede Na comemoração de 10 anos do portal interpoética, João Gomes e Clarice Freire falam sobre suas experiências poéticas na rede.

Mediaçao: Raimundo de Moraes

18h às 19h

A Literatura brasileira e a sua relação com a América Latina Palestra do Escritor Carlos Henrique Sierra

Dia 12/10SEGUNDA-FEIRA
10h às 12h

Minicurso: Ilustração e leitura de imagem com a ilustradora Rosinha (Rosângela Maria de Queiroz Bezerra) e ilustradora argentina Anabella López

O minicurso é voltado a professores, bibliotecários, mediadores de leitura, estudantes e público em geral.

14h às 17h

Minicurso: Ilustração e leitura de imagem com a ilustradora Rosinha (Rosângela Maria de Queiroz Bezerra) e ilustradora argentina Anabella López

O minicurso é voltado a professores, bibliotecários, mediadores de leitura, estudantes e público em geral.

16h às 17h

Por fronteiras colombianas

A poetiza colombiana Eliana Maria Maldonado Cano conversa com o escritor Carlos Enrique Sierra sobre a literatura contemporânea do seu país e lança o livro Hacia el Pacífico.

17h às 18h

PROGRAMAÇÃO SECULT/FUNDARPE

Lançamento do livro “O MAR DE FIOTE” pela escritora Mariângela Haddad.