Novo ambiente da XII Bienal PE promete misturar assuntos do Enem com elementos da Cultura Pop

Espaço vai oferecer aulões, palestras técnicas e atividades geek durante os dez dias de evento

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco chega a sua 12ª edição com uma grande novidade: a criação do Espaço Alquimia. O ambiente inovador vai funcionar durante os dez dias do evento, oferecendo aulões, minicursos, palestras e oficinas sobre assuntos tão variados que vão de técnicas de Reiki, terapia japonesa conhecida na medicia complementar, até dicas para equilibrar as finanças e sair de vez do aperto.

O destaque mesmo fica por conta dos aulões do Enem, que prometem unir assuntos que aparecem com frequência na prova com figuras famosas da cultura pop, como Tocha Humana, do Quarteto Fantástico, e o Homem Aranha. As aulas serão ministradas pelo Alquimia Geek, projeto  idealizado pela engenheira e professora Heloísa Pimentel, que mistura ciências exatas e cultura geek na criação de um conteúdo educativo que conversa diretamente com os jovens. “Faremos aulas de revisão de química, física e matemática sempre usando como estudos de caso elementos do universo dos quadrihos, super heróis e HQ’s em geral. Escolhemos matérias bem atuais e criamos um roteiro dinâmico, com muitos experimentos”, explicou Heloísa. 

Entre os aulões especiais estão “Figuras Geométricas Planas: Os Jogos Das Cartas De Gambit – X-Men” e “Análise Da Calorimetria Do Tocha Humana – Estudo Dos Gradientes De Temperatura”, dando uma amostra de como será a correlação entre o conteúdo pedagógico e as referências do mundo do entretenimento e a cultura pop.

As dez horas de programação diária vão ser divididas nos segmentos Enem, com os aulões; Espaço Educação,  onde serão discutidos assuntos comportamentais como a vida no mundo moderno, obesidade infantil e planejamento financeiro; Espaço Técnico e Científico, que apresentará palestras voltadas para públicos mais específicos, trazendo temas como gestão empresarial, Planejamento De Processos Industriais, manutenção predial; e Multiverso Cultural, que vai abordar de gestão de redes sociais a organização de eventos geek.

Assim é fortalecido o comprometimento da Bienal PE em sempre ir além, sendo mais do que uma feira literária, mas sim uma verdadeira imersão no conhecimento. “A Bienal PE deixou de ser a ‘bienal do livro’, agora é a bienal do conhecimento, da criatividade. Sempre buscamos agregar outras linguagens e outras perspectivas, conversando com o que há de mais contemporâneo e o Espaço Alquimia é uma proposta ousada que traz tudo isso”, declarou Guilheme Robalinho, diretor da Vox Produções, que é co-realizadora e faz a produção executiva da Bienal.

O Espaço Alquimia é fruto da parceria entre Bienal PE, Multiverso Cultural e Alquimia Geek. As atividades são gratuitas, será necessário apenas pagar a entrada normal do evento, mas com vagas limitadas, por isso as inscrições serão feitas previamente através do site <www.bienalpernambuco.com/programacao-enem/>. A XII Bienal PE acontece entre os dias 04 e 13 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda, com a realização da Cia. De Eventos.

Contatos para a imprensa / Verbo Assessoria:

Lula Portela: 81. 9 9976.6847 / lula@verbo.com.br

Anninha Cavalcanti: 81. 98884.9097 / verboassessoria@gmail.com

04 a 13 de outubro | das 10h às 22h

centro de convenções de pernambuco

Mais informações
Entre em

R. Jorn. Paulo Bitencourt, 155 – Derby, Recife – PE, 52010-260
(81) 3231-5196 | www.cia-eventos.com

Desenvolvido por: