XII Bienal PE evidencia diversidade da literatura na programação desta sexta (11)

Maior evento literário do Nordeste traz painel com o jornalista Artur Xexéo, bate-papo com a escritora Clarice Freire e minicurso de poesia negra com a poetisa Lubi Prates

A XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco tem entre seus principais objetivos reunir diferentes segmentos da cena literária, garantindo espaço para obras de escritores veteranos e estreantes. Na programação desta sexta-feira (11) isso fica ainda mais explícito: romance, literatura fantástica e histórica, biografia e poesia comandam as principais atividades do dia.

A tarde começa com a palestra escritor Urariano Mota no auditório Círculo das Ideias, às 13h. O autor falará sobre seu último livro, “Literatura e Memória – A ditadura no Recife”, baseado numa série de relatos e acontecimentos ligados ao período da ditadura militar. No mesmo horário acontece na Sala de Oficinas o minicurso “A poesia contemporânea de autoria negra”, conduzido pela poetisa, editora e tradutora Lubi Prates.

Voltando para o auditório, às 14h a conversa é sobre literatura fantástica. O escritor e coordenador do projeto O Recife Assombrado Roberto Beltrão, o especialista em Literatura Fantástica André de Sena, o escritor e historiador Frederico Toscano e o poeta João Paulo Parísio participam de um bate-papo com o público sobre a moderna ficção fantástica em Pernambuco.

Dois grandes nomes se apresentam a partir das 17h: o jornalista Artur Xexéo participa, no auditório, de um painel sobre o jornalismo cultural e a cultura de celebridades no Brasil, comentando seu livro mais recente “Hebe – A biografia”, concedendo uma sessão de autógrafo ao final; e a autora recifense Clarice Freire, do Pó de Lua, comenta seu processo criativo e conversa com leitores na Plataforma de Lançamentos.

Ainda nesta quinta, às 20h, no auditório, as escritoras Eduarda Gomes, Malu Simões, Aretha V. Guedes discorrem sobre “O poder dos romances”, numa conversa com mediação de Priscila Bastos, do Sempre Lendo.

Últimos dias

A XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco chega a seu último final de semana com fôlego total. A programação dos próximos dias conta ainda com um bate-papo sobre literatura, kpop e fanfics com as escritoras Babi Dewet e Mirela Paes; um painel sobre a produção da literatura de terror e de suspense no Brasil com os escritores André Vianco e Ajomar Santos; uma homenagem ao contista Sidney Rocha com a participação do jornalista e cronista Xico Sá; além da final da Batalha do Terminal, desfile de cosplays, workshop de k-pop, apresentação do projeto Ukelele Recife, um ambiente inteiro dedicado ao Podcast Day e muito, muito mais. 

04 a 13 de outubro | das 10h às 22h

centro de convenções de pernambuco

Mais informações
Entre em

R. Jorn. Paulo Bitencourt, 155 – Derby, Recife – PE, 52010-260
(81) 3231-5196 | www.cia-eventos.com

Desenvolvido por: