Apresentação

Em 2019, começa o 12º capítulo da Bienal Pernambuco

Em outubro de 2019 começa mais um importante capítulo da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco que chega a sua décima segunda edição com tremendo êxito e satisfação de público e crítica. Entre os dias 04 e 13 de outubro de 2019, livreiros, editores e distribuidores de todo o país e do exterior estarão reunidos mais uma vez, agora homenageando o escritor pernambucano, Solano Trindade  (in memorian) e trazendo a temática “Histórias para Resistir”, como mote central de suas atividades, trazendo a importância da preservação e do resgaste histórico de nossa cultura.

Maior evento literário do Nordeste e o terceiro maior do Brasil, a Bienal PE é uma iniciativa consolidada pelo sucesso de público e está oficialmente integrada ao Calendário de Eventos do Estado através da lei No 14.536, sancionada pelo Governador Eduardo Campos, e publicada no Diário Oficial no dia 13 de dezembro de 2011.

O evento contempla leitores de todas as idades e escritores de todos os estilos num encontro cultural que celebra a diversidade do conhecimento além de promover um dos setores mais promissores da economia criativa. A cada ano, mais personalidades da literatura nacional e internacional marcam presença, mais investimentos e receitas são geradas e mais pessoas comparecem e grandes públicos são alcançados. Um público apaixonado, formado principalmente por professores, estudantes, escritores, jornalistas, editores, livreiros e muitos, muitos leitores, ávidos por literatura.

Mesmo sendo um evento com foco nas letras, os números são expressivos.

A Bienal já foi visitada por mais de 2 milhões de pessoas entre 2003 e 2017. Na última edição – em 2017 – o evento recebeu um público de mais de 100 mil pessoas em 11 dias de evento, que tiveram acesso a 369 atividades de conteúdo e entretenimento em quatro ambientes diferenciados.

Entre 2003 e 2017 a Bienal gerou mais de 03 mil empregos diretos, em média, por edição, e realizou mais de 600 atividades culturais a cada evento com mais de 40 milhões em geração de negócios.

Em 2017, foi gerado um impacto econômico de cerca de R$ 10 milhões, pulverizados em gastos realizados pelo público em compras de livros, produtos expostos no evento e em custos como taxi, passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife, estacionamento, além de alimentação, locação de transportes para traslado de grupos do interior, hospedagens, passagens aéreas, passagens intermunicipais e interestaduais.

No decorrer dessas últimas 02 décadas de Bienal PE, grandes escritores locais, nacionais e internacionais passaram pelo evento. A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco já foi palco da palestra de um dos maiores neurocientistas do mundo, o brasileiro Miguel Nicolelis. O renomado psicanalista Contardo Calligaris além das ilustres presenças do jornalista Carlos Heitor Cony, escritor Luis Fernando Verissimo e outros prestigiados da mídia, como o apresentador Pedro Bial que participou do evento em 2007. Também acolhemos toda a simpatia da autora bestseller juvenil Thalita Rebouças, atingindo assim um grande e diversificado público amante das letras. Convidados internacionais do porte de Edgard Morin (FRA), Leonardo Padura (CUBA), Selva Almada (ARG), Alberto Fuguet (CHILE) e Ariadne von Schirach (ALE) se fizeram presentes nesse período.

Com a perspectiva precípua de estimular o hábito de ler entre os cidadãos e cidadãs pernambucanos, a Bienal compreende o gosto e o prazer pela produção e o consumo da arte literária como um processo contínuo de aprendizado.

Assim, além de promover a integração de quem produz e de quem consome livros, o evento reforça o aspecto pedagógico de construção dos seres humanos a partir da leitura ao ofertar atividades de discussão, a exemplo de debates, palestras e mesas redondas. Dessa forma, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é um vetor de geração, troca e acúmulo de conhecimentos, sendo a sua realização um importante elemento para o crescimento intelectual e humanístico de quem a visita.

04 a 13 de outubro | das 10h às 22h

centro de convenções de pernambuco

Mais informações
Entre em

R. Jorn. Paulo Bitencourt, 155 – Derby, Recife – PE, 52010-260
(81) 3231-5196 | www.cia-eventos.com

Desenvolvido por: