FUNDAJ

Programação da Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontecerá de 4 a 13 de outubro, no Centro de Convenções – Olinda.

O público terá acesso, em computadores e totens no nosso stand, às informações da Fundaj disponíveis no site. 

As publicações da Editora Massangana serão vendidas ao preço único de R$20,00.

12h – Visitação e consultas em geral

10:00 – 14:00 – Twister e Workshop de Vitrais (Artes Visuais)

O Twister desenvolve o equilíbrio, força, lateralidade, coordenação motora e outras habilidades. O Workshop de vitrais tomará como ponto de partida os vitrais coloridos presentes nas janelas da casa-grande do Engenho Massangana.

 14:00 – 15:00 – Workshop de Fantoches (Educativo/ MUHNE)

O estímulo lúdico à imaginação e a observação crítica sobre identidades e papeis sociais, a partir da confecção dos bonecos, projetando-se os participantes nos personagens e suas diferentes sensações e emoções. O objetivo é estimular o autoconhecimento, a comunicação e a criatividade, além do conhecimento sobre a cultura popular da região.

 15:00 – 16:00 – Lançamento do livro Para ler o seu bairro

O lançamento será antecedido de bate-papo com os que participaram da construção desse livro, relatando suas experiências sobre o que vivenciam em seus bairros. A partir disso, pretende-se estimular o público a valorizar mais seu próprio bairro, zelando e respeitando, carinhosamente, o lugar onde mora.

16:00 – 17:30 – Workshop de Cordel “Na ponta do lápis, na ponta da língua”, com Érika Montenegro

 

Apresentar a leitura de cordel ilustrado, abordando os conteúdos: métrica, rima, verso e prosa poética, leitura compartilhada de folhetos, construção de estrofes com temas à livre escolha dos participantes.

 17:00 – 19:00 – Abertura Oficial do Stand da Fundaj

Iniciaremos a abertura oficial do nosso stand na Bienal 2019, com a saudação do presidente da Fundação Joaquim Nabuco, escritor Antônio Campos. Na sequência, haverá uma apresentação de trechos musicados de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e o lançamento da edição especial da revista Ciência & Trópico– Plataforma Digital

https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/issue/view/185.

10:00 – 14:00 – Twister e Livrinho de Artista (Artes Visuais)

Livrinho de Artista

Livros, ou objetos artísticos em formato de livro, que podem trazer reproduções de obras de artistas, colagens, desenhos e assemblages.  A atividade é inspirada no livro O cão sem plumas, de João Cabral de Melo Neto, e propõe a experimentação artística e criação coletiva. As crianças conhecerão histórias e lendas sobre o Rio Capibaribe, a flora e fauna de suas águas e seu entorno, sua importância cultural e econômica. 

14:00 – 15:30 – Workshop de Cordel “Na ponta do lápis, na ponta da língua”, com Érika Montenegro

Já descrita

 16:00 – 17:00 – Quiz-Cinemateca – Cinemas de Rua (Filme + Quiz)

 Exibição de curta (Cinema Glória) + jogo Cinema Glória

Direção: Fernando Spencer, Félix Filho

Ano: 1979   Duração: 16 min   Formato: 8 mm

Sinopse: Documentário com vários depoimentos (Jota Soares, Liedo Maranhão, Bajado, Celso Marconi e Maria José leite), sobre o mais antigo cinema de bairro funcionando no Recife.    Classificação Indicativa: 10 anos

 17:00 – 18:00 – Lançamento do livro Filhos das Feiras

Imagens sobre o livro no telão, roda de conversa com a presença do autor Márcio Sá, Fabiana Moraes/UFPE e Diogo Helal/Fundaj

18:00 – 19:00 – Lançamento do livro A Corrida pelo Rio

Bate-papo do autor Gabriel Pereira com Marcelo Cauás Asfora, pesquisador do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas-NISP da Fundaj

10:00 – 11:00 – Workshop com Argila (Educativo/MUHNE)

Trabalhar com argila permite a exploração tátil para a estruturação de formas, sendo um excelente meio de estimular a criatividade e desenvolver a coordenação motora fina, estimular a criatividade e a concentração. O objetivo é explorar a criatividade, articular a produção em barro à literatura a partir da obra O cão sem plumas e criar bonecos que representem passagens desse livro.

 

11:00 – 12:00 – Contação de Histórias, com Júlia Sol

Entre-Histórias: Poemas e Brincadeiras

A apresentação de Júlia Sol envolve Literatura e Cultura Tradicional da Infância, com poemas, cantigas e brincadeiras populares, a partir deste repertório:  A lenda do Boi Bumbá; O Espelho Mágico; Jesuína e A Cabaça; O Pote Vazio; A História da Missonga; A Verdadeira Flor e A Incapacidade de Ser Verdadeiro. E também:  O Meu Galinho; Seu Rei Mandou; Ciranda Cirandinha; Senhora Dona Sancha; Boi da Cara Preta e Meu boi Morreu.

 

14:00 – 17:00 – Workshop “Noções de Conservação Preventiva de Livros e Documentos” (LABORARTE)

O objetivo é demonstrar a importância da preservação de acervos com suporte em papel, visando contribuir para a conservação, valorização e utilização do Patrimônio. Os participantes do workshop aprenderão noções das principais causas da degradação provocada pelos fatores climáticos, ataques biológicos, incidência da luz natural e artificial e manuseios inadequados. E também das etapas e procedimentos de higienização, acondicionamento em locais de guarda de acervos bibliográficos e documentais e os materiais utilizados durante os processos de restauração em papel.

 

17:00 – 18:00 – Lançamento do livro Tempos de Folia

O ator Adriano Cabral e um casal de bailarinos interpretarão cenas do carnaval do Recife, inspirados no livro Tempos de Folia. A magia e a beleza do carnaval traduzidas em poesia, música e dança. Em seguida, uma roda de conversa com Izabel Cristina, organizadora e Diogo Barreto e Ivaldo Marciano, autores de artigos do livro.

10:00 – 11:30 – Workshop de Cordel “Na ponta do lápis, na ponta da língua”, com Érika Montenegro

Já descrita

 

14:00 – 15:00 – Quiz-Cinemateca (Filme + Quiz)

Clandestina Felicidade

Direção: Beto Normal, Marcelo Gomes   Ano: 1998       Duração: 14min

Sinopse: Fragmentos da infância da escritora Clarice Lispector, em Recife, 1929. Classificação Indicativa: Livre.

 

14:00 – 18:00 – Workshop de Bonecas Abayomi (Artes Visuais)

As Bonecas Abayomi hoje são um símbolo de resistência contra o racismo e fazem parte da herança cultural africana trazida para o Brasil, especialmente durante o período de escravização. Feitas a partir de retalhos de tecido e amarrações, as bonecas eram dadas às crianças por suas mães como um presente, e simbolizavam proteção e carinho. O objetivo desta ação é proporcionar a experimentação artística e a valorização das manifestações culturais afro-brasileiras.

 

17:00 – 19:00 – Lançamento dos livros:

Cotidianos afrodescendentes. Conversa com as autoras/coordenadoras da coleção, Cibele Barbosa e Sylvia Couceiro, pesquisadoras da Fundaj, sobre o livro e sobre o uso de imagens históricas em sala de aula.

Educação, diversidade e cultura. A autora, professora Maria José dos Santos, irá fazer uma apresentação de dança afro-brasileira.  Haverá também um bate-papo com Cibele Rodrigues (Fundaj), Patrícia Simões (Fundaj) e Luciana Marques (UFPE), organizadoras da coletânea.

10:00 – 11:00 – Contação de Histórias, com Júlia Sol

Já descrita

 

14:00 – 15:00 – Contação de Histórias, com Júlia Sol 

Já descrita

 

15:30 – 16:30 – Workshop de pandeiro (Educativo/MUHNE)

A atividade visa aliar os conteúdos relativos à expressão musical presente na cultura popular do Nordeste. O objetivo é promover de forma lúdica uma linguagem musical juntamente aos poemas e ensinar noções básicas de um ritmo típico da região: o coco-de-roda.

 

19:00 – 20:00Lançamento do livro Cinema Brasileiro nos Jornais: Uma análise da crítica cinematográfica na Retomada, de Luiz Joaquim, seguido de bate-papo do autor com a jornalista Luciana Veras.

10:00 – 11:00Cinemateca – Sessão da Folia

Filmes Maracatu, Maracatus; Olha o Frevo; Corrida Bonecos Gigantes de Olinda; Trajetória do Frevo; Santa do Maracatu) – 47 min

 

11:00 – 12:00 – Contação de Histórias, com Júlia Sol

Já descrita

 

13:30 – 16:00 – Workshop “Noções de Conservação Preventiva de Livros e Documentos” (LABORARTE)

Já descrita

 

16:00 – 18:00 -Workshop de Bonecas Abayomi (Artes Visuais)

Já descrita

 

18:00 – 19:00 – Lançamento dos livros Conhecendo o semiárido, e bate-papo com as autoras Vanderléa Andrade; Maisa Antunes; Emerson Reis, Edilene B. Pinto e Jana C. Rocha Lima.

10:00 – 11:00 – Workshop de Confecção de Caderno e Livrinho (Educativo/MUHNE)

Cozinhar pode ser uma brincadeira divertida para toda a família e, principalmente, para as crianças. Receitas típicas que são passadas de geração em geração e  experiências com novos sabores. O objetivo é promover a curiosidade a respeito das receitas tradicionais e a interação entre as crianças e seus responsáveis no âmbito familiar. Será confeccionado um caderno de receitas e um livreto sobre Joaquim Nabuco.  

 

11:00 – 12:00 – Contação de Histórias, com Júlia Sol

Já descrita

 

14:00 – 16:00Twister e Livrinho de artista (Artes Visuais)

Já descritos

 

14:00 – 15:00 – Quiz Cinemateca – Sessão infantil

Salu e o Cavalo Marinho

16:00 – 17:00 – Workshop de Confecção de Caderno e Livrinho (Educativo/MUHNE)

Já descrita

 

17:00 – 19:00 – “Nordeste: Identidade Comestível”

O ator Adriano Cabral abrirá o bate-papo do autor do livro Bruno Albertim com Ciema Mello, antropólogoga da Fundaj, sobre o livro Nordeste: Identidade Comestível. O personagem será o Expedicionário da Cultura Gastronômica, narrando e vivenciando com a plateia a rica e diversificada gastronomia nordestina, representando os 11.560 km percorridos pelos pesquisadores.

10:00 – 14:00 – Twister e Workshop de Bonecas Abayomi

Já descritos

 

12:00 – 13:00 – Contação de Histórias, com Júlia Sol

Já descrita

 

15:00 – 19:00 – Workshop de ilustração com Maurizio Manzo

Maurizio Manzo, design gráfico e ilustrador da coleção Travessias, tomará como base os livros Os sapatos de Amarati, Olha o mundo e Tudo tem cor. Após apresentar imagens do livro Exercícios da imaginação, e uma breve conversa do processo criativo e apresentação de alguns originais, os alunos serão estimulados a elaborar um personagem a partir de algum dado do mundo real.

 

O ator Adriano Cabral e um mágico, celebrando o dia das crianças, participarão do workshop encenando um conto infantil. Em seguida, através de perfomance teatral, a Coleção Travessias será apresentada ao público, livros que navegam entre Brasil e Cabo-Verde, abordando diversas histórias tendo a cultura da paz como base de todo o trabalho. Diversidade e temas transversais ocupam as páginas da coleção, ricamente ilustrada.

10:00 – 11:30  – Workshop de Cordel, com Érika Montenegro

Já descrito

 

11:30 – 12:30 – Contação de Histórias, com Júlia Sol

Já descrita

 

10:00 – 14:00 – Twister e Workshop de Vitrais (Artes Visuais)

Já descritos

 

15:00 – 16:00 – Sessão Alumiar – Cinema Acessível

Veneza Americana (com Audiodescrição e Libras)

 

16:00 – 19:00 Workshop de ilustração, com Maurízio Manzo, Ilustrador.

A partir de diferentes poemas distribuídos pelos participantes, a intenção é desenvolver uma ilustração, discutindo os seus principais aspectos técnicos e o processo de criação.

04 a 13 de outubro | das 10h às 22h

centro de convenções de pernambuco

Mais informações
Entre em

R. Jorn. Paulo Bitencourt, 155 – Derby, Recife – PE, 52010-260
(81) 3231-5196 | www.cia-eventos.com

Desenvolvido por: